Voluntariado: um trabalho de transformação social
A educadora social e especialista em Saúde Coletiva, Geise Alvina Degraf Terra, explica o que é o trabalho voluntário e sua evolução até os dias atuais
mais atuante, emergente, que tornou o voluntário um agente de transformação social, que busca, principalmente, a promoção do ser humano.
Os voluntários estão cada vez mais engajados com as questões sociais; estão presentes em assuntos que envolvem políticas públicas; estão ligados às instituições não governamentais, muitas vezes, até como gestores. O voluntário colabora com movimentos expressivos que levam as pessoas ao encontro de seus direitos e não mais apenas às questões de assistência.
Para Geise, a vontade é a ferramenta mais importante dentro de um trabalho voluntário. É ela que garante autenticidade no trato com o outro. Sem esse princípio não existiriam tantos projetos solidários, e que fazem a diferença na vida de muita gente.
Trabalho voluntário em seu conceito


Trabalho voluntário em seu conceito

O voluntário em seu exercício

A evolução do trabalho voluntário

O voluntário junto as organizações não governamentais
Por Gabriel Castro
O trabalho voluntário acontece quando determinada pessoa, por vontade própria ou por meio de uma demanda interna, direciona sua habilidade para uma causa social.
Há décadas, a sociedade enxergava o voluntário como uma pessoa que colaborava de maneira assistencial em aspectos básicos como alimentação, vestuário, saúde.
A educadora social, Geise Degraf, destaca que, no Brasil, o trabalho voluntário existe desde a época de seu descobrimento, em 1.500. Os primeiros voluntários em terras brasileiras foram os Jesuítas portugueses, que, num primeiro momento, ajudavam a cuidar da saúde dos índios. Em seguida, surgiram as conhecidas Santas Casas de Misericórdia.
Na contemporaneidade, temos um Estado

Geise Degraf